quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Planejamento 7º ano.


                    Planejamento Quinzenal 06/08 até 17/08                         

 Tema  Erros Ortográficos.
  
        Conteúdo  Escrita das palavras.
        Objetivos:
  Identificar incoerências no uso da Língua Portuguesa em recursos publicitários e textos em geral;

  Incentivar o uso do dicionário no cotidiano do aluno;
  Instigar os alunos a buscarem por si mesmo suas fontes de conhecimento, através da pesquisa e    da observação;
  Trabalhar conjuntamente, principalmente ao eleger as respostas corretas na primeira aula e ao selecionar os objetos a serem fotografados na segunda aula;

  Enriquecer os conhecimentos gramaticais do aluno a partir da reflexão sobre as ocorrências de 'erros' identificados e corrigidos por ele.
  Explicar aos alunos o significado de termos como vocabulário e léxico, norma culta e norma coloquial e deixar claro quais são os elementos de nível gramatical da língua.


Metodologia

 1ª AULA

Para o início do estudo, é pertinente que os alunos compreendam o que faz com que o emprego de um termo da língua seja errôneo ou não. Para isso, é preciso que eles saibam que a Língua portuguesa, como as demais línguas, divide-se entre aquilo que se fala e aquilo que se escreve. Temos, portanto, uma gramática normativa, que regula aquilo que é certo de acordo com o padrão culto da língua, em oposição ao modo como usualmente se fala, que diz respeito a uma gramática natural, cujas estruturas todos reconhecem, até mesmo um analfabeto. Então, é importante que os alunos compreendam que o Brasil é um país em que muitas pessoas ainda não tem domínio e, portanto, não fazem uso da gramática normativa, e por isso acabam escrevendo da mesma forma que falam, como se observa claramente no poema de Oswald de Andrade, que deve ser apresentado aos alunos como exemplo:

Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Oswald de Andrade. Pau-Brasil. São Paulo, Editora Globo, 2003.

- Ler com os alunos o poema e perguntar a eles que parcela da população brasileira geralmente diz ‘mio’, ‘mió’, ‘pió’, ‘teia’, ‘teiado’. Essa fala é atribuída às pessoas cultas ou não-cultas? Explicar a eles que esse é um linguajar geralmente usado na modalidade oral da língua, mais especificamente ligado às pessoas a que se atribui menos estudos e cultura.
Dividir  em grupos de aproximadamente cinco pessoas (esse número pode variar de acordo com o número de alunos da turma). Além disso, cada grupo deverá ter no mínimo um dicionário e uma folha de papel A4 em mãos.

- Em seguida, apresentar aos alunos alguns exemplos de erro de português que aparecem em placas, letreiros, anúncios ou produtos
-Sugestão de vídeos para os alunos assistirem em casa.  http://www.youtube.com/watch?v=dGHGIyqnIao - Vídeo com placas contendo erros de português (música: Gabriel o Pensador - acessado em 2 de setembro de 2009).

- http://www.youtube.com/watch?v=8XppRMTgIjQ - Vídeo com placas contendo erros de português. (Acessado em 2 de setembro de 2009).


A cada texto mostrado o grupo deverá identificar o erro de Português existente e copiá-lo na folha de papel A4. Logo abaixo eles deverão sugerir a correção para o termo ou expressão que estiver errada. Para isso, poderão utilizar o dicionário. Após a apresentação de todas as placas, os grupos devem se sentar formando um grande círculo. Em seguida, peça que cada grupo leia o erro que identificou em cada placa mostrada e também a correção sugerida. À medida que os grupos forem respondendo, atribua pontos aos acertadores. No final, contabilize o grupo que obteve maior número de acertos. Eles serão os campeões da gincana.

Material solicitado para a 2ª aula: Os alunos devem levar para a sala de aula algumas imagens de placas com erros ortográficos.

 

 2ª AULA


Registrar alguns conceitos importantes no caderno

Vocabulário: o vocabulário consiste no arcabouço de palavras do léxico que um usuário domina e escolhe para sua própria expressão, no momento da fala ou da escrita. Assim, o vocabulário de um indivíduo caracteriza-se pela seleção e pelos empregos pessoais que ele faz do léxico. Quanto maior for o vocabulário do usuário, maior a possibilidade de escolha da palavra mais adequada ao seu intento expressivo.

Língua culta: também conhecida como formal, é a manifestação da língua que segue como parâmetro uma gramática normativa.

Língua coloquial: também chamada de informal, corresponde aos conhecimentos que o usuário da língua já tem internalizado, devido à sua vivência, mas não seguem a regras estritas de uso. A linguagem coloquial é geralmente mais espontânea e voltada para a fala que para a escrita.


Fazer a correção das imagens que levaram fazendo a troca entre os alunos, organizar para fazer um mural ortográfico no pátio do colégio.


3ª AULA

 Desenvolver um soletrando em sala.

1º - O professor irá pensar em cerca de 50 palavras,
2º - Em seguida, ele deve separar a turma em equipes para ficarem de posse de dicionários e serem responsáveis por dar o significado das palavras, na medida em que forem surgindo no decorrer do jogo. Um aluno será o responsável em soletrar a palavra.
3º - A disputa começa por duplas, de forma que os que errarem primeiro serão eliminados. Os que acertarem vão concorrer com o vencedor de outra dupla, até que se eleja um campeão. Os alunos poderão pedir uma dica de aplicação da palavra em uma frase, que será lida pelo professor, ou o significado da palavra, que será procurado na hora no dicionário e lido por um dos alunos.


4ª AULA

Atividade Avaliada utilizando a imagem de placas para fazerem a correção.

Recursos

Imagens de placas com erros ortográficos.
Fotografias que os alunos irão trazer para trabalho em dupla.
Folha ofício e colorida.
Papel pardo.

Avaliação

Acontecerá durante o decorrer das aulas através do interesse e empenho na resolução das atividades. Trabalho em dupla para correção das imagens das placas. Montar o painel coletivo com as placas corrigidas.





Educadora Sandra M. Porto

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