quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividade Avaliada 6º ano. Encerrado

Queridos alunos...


      A Gramática não é tão difícil quanto parece e tem seus encantos, porque é baseada numa lógica e estabelece regras que não devemos infringir se quisermos ser bem entendidos, mas para isso precisamos primeiro conhecer e aprender as Classes Gramaticais que fazem a diferença ao expressar-se através da escrita e da oralidade.


Com base nos estudos realizados explique através de um texto, como o estudo da Gramática tem facilitado sua aprendizagem no decorrer das aulas, em seus trabalhos, pesquisas, produções textuais...


Critérios de avaliação.

  • O texto deverá ter no mínimo 10 linhas.
  • Ser postado no blog fonte arial 12 até 06 de junho.
  • Nome completo, ano, turma.
  • Receberá 0,5 na média do 2º trimestre os textos que corresponderem ao que está sendo solicitado.

                                                  Educadora Sandra M. Porto

36 comentários:

  1. João Vitor de Alencar 6ano matutino31 de maio de 2012 às 14:20

    Ela facilitou a minha aprendizagem,antes eu nem ligava para as aulas de gramatica agora nao,agora quando é a aula da professora eu fico antuziasmado para mim aprender mais,pela primeira vez eu fico tao feliz de estudar,e ainda em gramatica que todo mundo odeia eu nao.
    Agente se diverte com os trabalhos,atividade avaliativa ainda mais se for fantasiado é muito legal,

    ResponderExcluir
  2. Gabriel Souza Darela 6 ano matutino31 de maio de 2012 às 14:29

    com a professora sandra os estudos ficaram bem mais faceis,na aula da professora agente estuda ri se diverte,e sempre quando a professora chega eu fico quieto, para que a professora ,fale para mim aprender mais, a gramatica facilitou os meus estudos pois os trabalhos que a professora da é sempre muito legal e eu estou gostando muito do ensino da professora
    continue assim.......... professora sandra

    ResponderExcluir
  3. Professora Sandra,o conteudo de gramatica me ajudou muito e me emcantou,no comesso achei que gramatica,era um bicho de sete cabeça,mais descobrir que era de seis.
    Me ajudou tambem as atividades que a professora vaz em sala de aula,as minhas notas me ajudaram,mas se não fosse por causa dos textos que a tia manda fazer eu nteria ficado em reculperação.
    A minha amiga Polyane me ajudau bastente eu ia na casa dela e nos estudavamos,aprendi mais na escrita, na pontuação e na fala.
    Fis muitos trabalhos que não mteve tanto erro de portugues, passei neste trstre tão bem que nem acreditei.

    ResponderExcluir
  4. Mariá ( 6º ano - matutino)31 de maio de 2012 às 16:41

    O uso da gramática facilitou o meu aprendizado em todas as disciplinas. Aprendi a empregar melhor os verbos, substantivos, adjetivos, artigos, pronome, numeral, preposição, conjunção, intergeição, advérbio no nosso vocabulário oral e escrito.
    Através dos conteúdos apresentados, pude perceber como eles estão presentes no nosso cotidiano facilitando a comunicação entre as pessoas.
    A elaboração de texto tornou-se mais fácil e mais compreensível e isto permitiu uma visão mais apurada da estrutura. A cada dia fui superando as dificuldades, pois com as explicações pertinentes da professora busquei a aprimoração realizando os exercícios propostos.

    BJSS

    ResponderExcluir
  5. Sempre que ia fazer algum texto ou trabalho sempre ficava com alguma duvida perante o assunto de gramatica, por exemplo: é com Z ou S?, se é mudo ou não?...
    Afinal, o que seria da comunicação sem a gramatica? por essas e outras que ela é tão importante para nois.

    ResponderExcluir
  6. A gramática me ajuda muito na hora de fazer os trabalhos, para eu saber qual tipo de palavras eu tenho que usar como substantivos, adjetivos, pronomes, advérbios...
    Durante as aulas quando algum professor fala uma palavra que eu conheço, mas não sei de que classe gramatical é eu consulto o livrinho das classes gramaticais, ele me ajuda muito quando eu estudo e estou com curiosidades sobre o assunto.
    Nas produções textuais é o momento que a a matéria mais me ajuda, porque as vezes os professores pedem uma produção de texto ou uma pesquisa que tem que ser com uma linguagem mais formal ou informal, também em questões da apostila para escrever alguns substantivos, adjetivos, substantivo composto, abstrato...
    Ela me ajuda na minha vida pessoal para eu me expressar e formular meus pensamentos.

    Hiero Pasiani Tanamati
    6º ano vespertino

    ResponderExcluir
  7. o que tem me facilitado na gramática
    o que tem me facilitado é os substantivos, tenho aprendido bem mais o português, ter aprendido a escrever textos, palavras, sobre o narrador da história, sobre usar virgulas,ponto de interrogação, também aprendi muito sobre verbos, os substantivos, próprios, comum, etc...
    A gramática, tem ótimo aprendizado da língua portuguesa, e que me ensinou muito, a ler mais corretamente, a falar as palavras certas. a gramática, tem um bom aprendizado nos textos, e também ensina á fazer uma boa história.
    enfim foi isso que eu aprendi, e espero aprender muito mais com a minha querida professora Sandra...

    ResponderExcluir
  8. Com a gramática eu aprendi que as palavras tem vários jeitos de escrever,isto ajuda bastante nas provas,tem os acentos que são fundamentais para ler corretamente as palavras.
    Enfim a gramática ajuda em tudo,na literatura e na escrita.
    E assim aprendi também sobre os verbos,substantivos e adjetivos.
    A gramática me ensina como fazer certo os trabalhos e a minha escrita agora está mais completa.

    ResponderExcluir
  9. A Gramática é uma matéria sensacional pois estou
    estudando várias coisa,e enquanto estou sendo
    estudante esta matéria,está contribuindo muito para a minha inteligência,aprendizagem e
    sabedoria.E sem ela quando crescermos e entrarmos
    na faculdade nós vamos sentir muita falta dessa
    matéria que ensina muito bem para escrever correto.A gramatica é legal,o meu interesse ha matéria esta me ajudando nas produções textuais.

    ResponderExcluir
  10. As classes gramaticais me ajudaram a ter uma linguagem mais formal e respeitosa com as pessoas no mundo,se não ensinassem gramática os livros seriam difíceis de entender e geralmente para se despedir falariam o "inté" o que por mim não é muito educado.
    As classes gramaticais me ajudam a entender melhor os livros e fazer as provas(mas raramente que não fossem de gramática) pois me ajudam a escrever,o que evita que eu perca nota por causa de erros de gramática,as vezes até em matemática precisamos saber como escrever pois possuem perguntas cuja as respostas precisam ser escritas

    professora:sandra mara
    6ºano mat

    ResponderExcluir
  11. A gramática tem ajudado muito em varias coisas , produção de texto,verbos.com a história que estou escrevendo e até com redes sociais e e -mails.
    A professora de gramática é muito boa,nas provas não passa nem um erro,ela nunca digita errado as palavras da prova.
    A gramática basicamente me ajudou em tudo que envolva a escrita;verbos,coletivos, numerais, subjuntivo;a gramática tem muitas coisas.
    Podem achar até que numerais não tem nada a ver com gramática já que números são de matemática,mas numerais são de gramática

    ResponderExcluir
  12. As aulas de gramática com a tia Sandra no colégio CEB estão sendo muito boas; minha linguagem esta melhor e minha pontuação também. Entre frases interrogativas, verbos e outras coisas eu estou melhor.
    A gramática para mim, esta facilitando mais minha linguagem, minha escrita, melhorando minha vida. A gramatica me ajuda na comunicação com as pessoas.
    Obrigado tia Sandra pelas aulas de gramática.

    Samuel Silva Rodrigues - 6º ano/ vespertino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é bom em garoto.

      Samuel Silva Rodrigues
      6ºano - vespetino

      Excluir
  13. Eu aprendi varias outros diferentes tipos de linguagem como a linguagem coloquial, também substantivo concreto , abstrato etc... A gramática tem tipos de linguagens que não somos acostumados a ouvir em nosso dia-a-dia, podemos também ouvir frases ou palavras om rimas ou diferentes sons, também varias cartas com outros tipos de linguagem,ou e-mail,etc... E cada grama classe da Gramática tem sua função e a Gramática faz parte do nosso portugês

    ResponderExcluir
  14. Na aula de gramatica a professora nos ensinou: os verbos, advérbios, coletivo e pronomes. Também me ajudou a enriquecer nosso vocabulário e nos ajuda falar formal mente. Uma das coisas que eu gosto da gramatica é os coletivos são tão legais,mas também é bom aprender os pronomes , os verbo e os divérbios. A professora fez na sala de aula um jogo chamado Passa e Repassa ela também pediu para nos fazemos um ti-atro. Eu gosto-da aula de Gramatica por isso.

    aluno:Thiago Zanelato de Souza

    Prof:Sandra

    6 Ano Vespertino

    ResponderExcluir
  15. Eu aprendo muito com as aulas de gramática.
    As aulas de gramática são importantes para aprender a falar direito,escrever certo, entre outros..
    Gramática é a arte de ler e escrever.
    Eu aprendi que regras gramaticais são necessárias e indispensáveis para a vida.
    A gramática não é fundamental somente no português, também é necessária em todas as outras matérias pois nas outras matérias você lê, escreve e também fala.
    A gramática é fundamental na vida.

    ResponderExcluir
  16. Em minha opinião a gramática é muito importante para nossa aprendizagem, pois sem a gramática não poderíamos escrever, ler, e para mim usamos a gramática em todas as matérias até mesmo em geografia, porque escrevemos vários verbos, substantivos, artigos, etc... Em todas as matérias existe gramática, nem que seja um pouco, mas tem gramática em todas as matérias. Muitas pessoas dizem que a gramática é difícil e chata, se é difícil então como eles sabem escrever, como eles sabem ler, isto não é difícil, então a gramática não é difícil. Se é chata, então porque eles escrevem, leem, e perguntam, ou então zombam da gramática, mas do mesmo jeito eles tocam no assunto da gramática, uma dica não fale mal da gramática e nem diga que é difícil, pois ela (a gramática) sempre terá uma desculpa para disputar com você, que falar mal da gramática!
    Esses são alguns exemplos de matérias que aprendemos:

    Substantivo: Indica animais, pessoas, lugares ou objetos.

    Artigo: Refere- se ao substantivo, indicando uma ideia indefinida e indefinida.

    Adjetivo: Indica as características dos seres.

    Pronome: Indica a pessoa que participa do ato de comunicação.

    Numeral: Indica quantidade, ordem, multiplicação ou fração.

    Verbo: Indica ação, estado ou fenômeno da natureza.

    Advérbio: Indica circunstancias.

    Preposição: Uma ligação entre duas outras palavras.

    Conjunção: Ligações entre palavras e orações.

    Interjeição: Palavras que comunicam sentimentos.

    Beatriz do Nascimento Sant'Ana
    Turma: 6º ano Vesp

    ResponderExcluir
  17. Com essas aulas de gramática que tivemos, eu aprendi palavras novas, a falar o português correto, enfim, aprendi muitas coisa novas sobre essa matéria.
    Essa matéria que é a gramática aprendemos os verbos, substantivos próprios, substantivos impróprios, etc.
    A gramática é muito importante para nós aprendermos a falar o português correto, e também deixa as pessoas mais inteligentes.
    Adorei as aulas de gramática tia Sandra, você é uma ótima professora.

    Beijos
    Ass: Matheus 6ºano Vespertino

    ResponderExcluir
  18. Gramática

    Através da gramática posso empregar o uso correto das palavras dentro de um texto, frase ou oração. Na gramática pude aprender sobre as classes gramáticas que são os substantivos,artigos,verbos,adjtivos,numerais(etc)
    Através dos adjetivos podemos indicar as características dos seres,podemos também indicar quantidade através dos numerais.Podemos ligar palavras e orações através das conjunções ,pode comunicar sentimentos através das interjeições.


    Nome:Maria Eduarda Dutra Ramos
    Ano:6 ano
    turma:vespertino

    ResponderExcluir
  19. Luiza Cristovão Ramos
    6º Ano Vespertino.

    A gramática é uma das matérias mais importantes , pois além de nos ensinar o nosso portugues , nos ajuda a se comunicar com as pessoas e a fazer com que as coisas sejam compreendidas com mais facilidade .
    Com a gramatica , muitas pessoas como eu , tem muito mais facilidade na escrita , e conseguem fazer um trabalho grande praticamente sozinho.
    Com isso as pessoas que estiverem por exemplo lendo um livro ou um texto , não vão ter tantas dúvidas nas palavras , e nem quando for escrever alguma coisa .
    Por esses motivos , acho a gramática a matéria mais importante , e a que eu mais preciso no meu dia-a-dia .

    ResponderExcluir
  20. Eu aprendi muito,então vou falar um pouco do que eu aprendi:
    Substantivo Comum :é o nome de uma fruta cor animal etc...
    substantivo Próprio:nome de cidades,municípios,bairros,nome de pessoa.
    sobre substantivos simples e compostos
    Compostos são palavras com 2 nomes ex:pé-de moleque,guarda-chuva,guarda-roupa.
    Simples: apenas uma palavra.
    Coletivo:
    ex:peixe-cardume
    flor-jardim
    músicos-banda
    sobre primitivos e derivados
    derivados:substantivos que se formam a partir de outra palavra
    ex:dentadura-dente
    ferreiro-ferro
    Substantivo Abstrato:expressa sentimento como dor,raiva,amor e também coisas que não pode se ver como a vida.
    Concreto:coisas que podem ser sentidas.
    agora vou falar sobre verbos:
    o que significa:
    Ação:uma coisa que se faz como comer,pular e beber.
    Estado:o estado da pessoa ex:estar,ser,ficar
    etc..
    Fenômeno da natureza:o que está acontecendo na natureza ex:chover trovejar relampear.
    Agora vou falar o que significa presente pretérito futuro:
    Presente:o que está acontecendo na quele momento.
    Pretérito:o que já aconteceu.
    Futuro:o que irá acontecer
    Produções de texto:
    O que eu aprendi:eu aprendi muito a pensar imaginar coisas que eu nunca teria pensado em imaginar.
    Carta:
    O que eu aprendi:eu aprendi a faser a carta e foi uma prática super legal pois eu nunca tinha feito uma carta.

    ENTÃO TIA SANDRA FOI ISSO QUE EU ENTENDI NESTE COMEÇO DE TRIMESTRE BEIJOS...
    NOME:BRUNA SCHEROFF DE CAMPOS SÉRIE:SEXTO ANO
    TURNO:VESPERTINO

    ResponderExcluir
  21. A gramática está me ajudando e sempre me ajudou em todas as disciplinas para que eu consiga entender melhor as matérias.
    Até o ano passado eu pensava que a gramática era somente para entender a língua portuguesa, mas estou vendo e percebendo que ela ajuda em todas as matérias.
    Como por exemplo posso falar de uma questão de matemática onde eu preciso entender um problema para fazer as contas, ou seja, preciso conhecer os verbos, os substantivos, os adjetivos, enfim toda a classe gramatical para eu saber exatamente a resposta que eu devo dar.
    Desta forma também acontece com a História, Geografia, Ciências, Literatura, ou seja, a Gramática está presente em todas as matérias, todos os professores conhecem a Gramática e os alunos também precisam dominar a Gramática para todos se entederem.

    ALUNO:Leonardo Machado
    TURMA:6º ano Matutino
    PROFESSORA:Sandra

    ResponderExcluir
  22. O estudo de gramática está sendo muito bom porque com ele aprendi as formas de linguagens formais e informais, isso me ajudou muito porque agora eu não uso palavras sem que seja fora da gramática normativa, por exemplo: eu vi ele.
    Eu aprendi a corrigir meus erros de escrita em situações formais como cartas para parentes, amigos e etc.
    Eu aprendi o que são adjetivos, substantivos, os tipos de substantivo, artigo, interjeição, coisas que eu não sabia muito bem. Eu aprendi a conjugar os verbos, nas diversas formas, a primeira conjugação (verbos terminados em “ar”), a segunda conjugação (verbos terminados em “er”) e a terceira conjugação (verbos terminados em “er”). Enfim a gramática vem me ajudando muito em tudo.

    ResponderExcluir
  23. Colégio Ceb


    Nome: Emanuelli de Souza Ogioni
    Ano: 6°ano

    Gramática


    Bom, a minha aprendizagem em gramática esta evoluindo mais, eu estou gostando mais das aulas, e os meus textos estão mais criativos,eu gostei também de fazer o hora do conto, foi um pouco difícil para nós nos entendermos,mais saiu um trabalho bem criativo e legal,nossa história foi de minha criação e como todos a proveram o Cinderela em um mistério de Leticinha foi inaugurado e recebido muito bem pelas crianças do pré.
    Também as atividades realizadas em sala foram tudo bem em critério de estudo para provas,só tenho a agradecer a professora Sandra,por ajudar e animar a turma com trabalhos incríveis.E também eu consegui conquistar o que eu queria, que foi tirar notas boas em todas as matérias só que mais em especial a gramática.

    ResponderExcluir
  24. Aluno: João Vtior Weber, 6ºano vesp.
    A gramática esta me ajudando a fazer trabalhos, textos, cartas, pois com ela que eu aprendi a escrever textos com linguagem formal, novos vocabulários e muito mais.Com isso estou conseguindo me sair bem na jornada de estudo, em disciplinas que são utilizadas o português( provavelmente todas), a gramática me ajudou a me sair muito bem nas matéria e tirar uma nota 10!
    Também aprendi a conjugar verbos em outras classificações, nos textos também agora eu tomo muito cuidado de repetir palavras usadas mais de duas vezes no texto, em trabalhos sempre presto muita atenção na minha escrita, nas minhas frases e na pontuação. Sempre lembrei também daquelas palavras de professor:
    -Releia com atenção o que escreveu para não entregar errado!
    É nisso que a gramática vem me ajudando.

    ResponderExcluir
  25. Caso o comentário não chegue vou mandar outro agora igual:

    Aluno: João Vtior Weber, 6ºano vesp.
    A gramática esta me ajudando a fazer trabalhos, textos, cartas, pois com ela que eu aprendi a escrever textos com linguagem formal, novos vocabulários e muito mais.Com isso estou conseguindo me sair bem na jornada de estudo, em disciplinas que são utilizadas o português( provavelmente todas), a gramática me ajudou a me sair muito bem nas matéria e tirar uma nota 10!
    Também aprendi a conjugar verbos em outras classificações, nos textos também agora eu tomo muito cuidado de repetir palavras usadas mais de duas vezes no texto, em trabalhos sempre presto muita atenção na minha escrita, nas minhas frases e na pontuação. Sempre lembrei também daquelas palavras de professor:
    -Releia com atenção o que escreveu para não entregar errado!
    É nisso que a gramática vem me ajudando.

    ResponderExcluir
  26. Eduardo Cabral Marcolino5 de junho de 2012 às 08:33

    Texto sobre as classes gramaticais

    O estudo de gramática tem feito muito por minha vida, pois, através do estudo das classes gramaticais comecei a escrever e entender melhor os textos e livros e ter um pouco mais de compreensão na hora de interpretar os textos. Eu aprendi muito com a professora Sandra, pois ela me ensina e me explica muito bem. Eu aprendi as classes gramaticais que são as seguintes os (substantivos,artigo,pronomes,numeral,verbo,advérbio,preposição,conjunção e os adjetivos e as interjeição).Para tudo precisamos das classes gramaticais e por isso ela é tão importante para o nosso estudo.

    ResponderExcluir
  27. Aluno:Vinicius Braciani
    Série:6ano matutino

    A gramática é muito importante pois usamos ela no nosso dia a dia.
    A gramática me ajudou, como escrever varias palavras pois tem palavras que nós não sabemos escrever ainda.
    Nos trabalhos e provas ela (gramática) me ajudou vendo meus erros de português e assim me ajudando tirar notas boas nas prova e trabalhos.
    Antes errava erros em provas e trabalhos que acabava diminuindo minuindo minhas notas em provas trabalhos depois que eu comecei a estudar gramática meus erros começaram a diminuir meus erros e comecei a tirar notas boas.

    ResponderExcluir
  28. Professora Sandra, a gramática é umas das matérias mais importantes, com ela aprendemos nosso português muito melhor, eu aprendi desse decorrer do ano, artigos que eu não sabia, substantivos, adjetivos, e até a minha linguagem e o meu tratamento com as pessoas, antes eu falava de qualquer jeito com tu, ''nois'' entre outras agora eu falo bem menos esse palavra agora falo nós, tu ainda falo mais com menas frequência. Esses dias estava fazendo um trabalho e lembrei de nossas aulas e a palavra na linguagem formal, textos, minha atividade da carta minha linguagem foi bem boa na linguagem formal,aprendi a escrever uma carta formal, aprendi alguns outros substantivos próprios, e etc. Melhorei minhas notas em outras matérias e tudo mais.
    Beijos !
    Aluna:Beatriz Schappo Muniz 6 ano Vesp.

    ResponderExcluir
  29. Aluno: Vitor Augusto Calheiro
    Turma: 6º ano matutino

    O estudo da gramática me ajudou muito a entender os substantivos, artigos, adjetivos, pronomes, numerais, verbos, advérbios, preposição, conjugação e interjeição o que me facilitou para falar e escrever correto, estou tendo mais facilidade com trabalhos, pesquisas e produções textuais, a aprendizagem da gramática e essencial para a vida, quem fala e escreve bem se destaca das outras pessoas.
    Também aprendi sobre linguagem formal que se refere a linguagem que usamos para fazer documentos e linguagem coloquial que se refere a linguagem mais abreviada, que usamos no dia adia sem se preocupar com a escrita correta.
    Eu pretendo continuar me dedicando ao estudo da gramática para ter facilidade em ler, falar e escrever corretamente.

    ResponderExcluir
  30. A gramática é uma das matérias mais importantes,pois se não fosse a gramática não saberia ler,escrever,aprendi tambem classes gramáticais que são essas(substantivos,artigo,pronomes,numeral,verbo,advérbio,preposição,conjunção).
    A gramática tambem me ajuda a fazer muitos textos,trabalhos e etc...
    aprendi tambem linguagens formal e informal,a gramática tambem me ajudou tirar notas boas até agora.
    E por isso a gramática me ajuda tanto assim.


    ALUNO:JOAQUIM ALMEIDA NETO TURMA:6ºANO VESPERTINO

    ResponderExcluir
  31. Olá professora Sandra!
    Eu aprendi através da gramática a trabalhar com substantivos,adjetivos,verbos,numeral,advérbio,pronomes,artigo,preposição,conjunção,linguagens informais e formais, gírias e etc.
    Com a gramática tenho melhorado muito nos trabalhos,pesquisas e principalmente nas produções textuais,melhorei nos meus erros de português em provas,as notas do meu boletim aumentaram,fiquei mais participativa nas aulas de gramática,mas não posso deixar de agradecer a pessoa que me ajudou em aprender e me tornar mais diferente,muito obrigado professora Sandra por ter me tornado uma aluna melhor.
    Beijos!

    Att,

    Nicole Grüdtner Silveira/6°ano Vespertino.

    ResponderExcluir
  32. A gramática me ajuda na hora de fazer os alguns textos, em trabalhos, e sei que a gramática é muito importante pro futuro para conseguirmos empregos e tudo mais, muitas coisas eu aprendi em gramática, tem que lembrar das regrinhas...Aprendemos as linguagens informais e formais, aprendemos também:
    Substantivos
    Artigo
    Pronomes
    Numeral
    Verbo
    Adverbio
    Preprosição
    Conjunção
    Gramática é uma das principais matérias!!!e precisa de dedicação!!


    Aluna:VALENTINA MOURA DE ARAÚJO BERKA
    TURMA:6°ano vesp.

    ResponderExcluir
  33. Desculpe, professora Sandra, me enganei no dia máximo de fazer o trabalho do blog, e até porque o meu computador não estava comigo, e não pude pegá-lo antes do dia 06 de junho. Assim faço.

    A gramática me ajuda muito na escrita correta, e até mesmo na fala. Como pode ver, minha escrita é de forma bem formal. Procuro o máximo escrever de forma correta. Nas aulas posso ás vezes conversar um pouco, mas quero procurar o máximo prestar atenção para que eu aprenda a gramática correta, e não falando girias por aí. Prestando atenção nas aulas posso perceber que a gramática é muito importante para o nosso dia a dia, e daqui pra frente na vida. Entendo bastante a matéria até, mas em uma coisa que eu tenho dificuldade mesmo, é descrever a frase morfológicamente. Não tenho dificuldade em saber o que é descrever uma frase morfológicamente, e sim, os conceitos para descrever a frase morfológicamente. Sei que já aprendemos isso ano pássado e o outro, mas eu tenho dificuldade para gravar o que "siguinifica" cada palavrinha da frase. Espero que se a professora me der algumas dicas, poderá me ajudar a lembrar o que "siguinifica" casa palavrinha da frase.
    Obrigado pela compreenção, e espero que considere meu texto mesmo com um dia de atraso.

    ResponderExcluir
  34. Meus queridos
    Que bom que vocês estão aprendendo Gramática de forma divertida.
    Beijos e até a próxima
    Prof Sandra

    ResponderExcluir
  35. A gramatica me ajuda muito no colegio:Trabalhos , textos , aulas. Até agora aprendemos sobre : Substantivos
    Artigo
    Pronomes
    Numeral
    Verbo
    Adverbio
    Preprosição
    Conjunção
    Espero que concedere meu texto apesar de que atrasei um pouco

    ResponderExcluir