quarta-feira, 7 de março de 2012


                                    Planejamento 6º ano 12/03 até 23/03

Tema: Variedades Linguísticas

Conteúdos:

ü    Linguagem Coloquial e Linguagem Informal.
ü    Construção do texto- Momentos e elementos da narrativa.
ü    Estrutura de texto.
ü    História em quadrinhos.
ü    Classes gramaticais.

Objetivos.

ü    Explicar o que é a variedade padrão entre textos escritos.
ü    Explorar a linguagem coloquial.
ü    Retomar conteúdos estudados.
ü    Rever os conceitos de entonação e momentos da narrativa.
ü    Levar os alunos a perceberem que existem textos de outros tipos, além de textos em prosa e em verso.

Atividades.

ü  Leitura de textos envolvendo variedades linguísticas, destacando as diferenças entre a linguagem coloquial/informal e a variedade padrão.
ü    Produzir em equipes cartazes com gírias mais comuns entre eles (tarefa avaliada) folha A4 com margem, letra legível ou digitado.
ü    Realizar as atividades propostas da apostila.
ü Reescrever a letra do Samba do Arnesto fazendo a correção adequada, transformando os traços de oralidade em linguagem culta.
ü    Fazer a leitura das Histórias em Quadrinhos onde os alunos serão os personagens.
ü    Atividade Avaliada.
ü    Avaliação Mensal com as classes gramaticais (estudar o resumo).
ü    Atividades extras envolvendo classes gramáticas.
   






Planejamento 7º ano 12/03 até 23/03.

Tema: Linguagem do dia-a-dia.

Conteúdos.

ü A posição do adjetivo.
ü Locuções adjetivas.
ü Linguagem informal.
ü Formação de palavras.
ü Interpretação do texto.
ü Classes gramaticais.

Objetivos.

ü Levar os alunos a utilizarem adjetivos e locuções adjetivas para fazerem uma descrição com bastante clareza.
ü Demonstrar a utilização da linguagem informal na crônica.
ü Motivar os alunos a se expressarem com a intenção de envolver os ouvintes.
ü Descrever processos de formação de palavras.
ü Apresentar um texto científico.
ü Retomar conteúdo estudado.

Atividades.

ü Escrever a carta conforme solicitada, ler para seus colegas. Passar, para a folha fazendo as adequações necessárias. (Tarefa avaliada)
ü Resolver as atividades propostas na apostila.
ü Atividades extras envolvendo classes gramáticas.
ü Atividade Avaliada.
ü Avaliação Mensal com as classes gramaticais (estudar o resumo).
ü Produção Textual.


        Educadora Sandra




2 comentários:

  1. Preposição servem para ligar uma palavra á outra,estabelecendo relações entre elas
    ex:A,ante,até.
    Maria Eduarda da Cruz Porto, 7° ano Vespertino

    ResponderExcluir
  2. Nome:Yasmim Aves Sant´Ana
    Data:09/03/12
    Série:7°ano

    Oi prof!!! Eu queria saber se essas atividades escritas ai no nosso planejamento é pra fazer como deveres ou se a prof vai passar depois na sala... e se for para fazer em casa qual é o assunto da carta que teresmo que ecrever?

    Prof queria que você me respondece por e_mail,é melhor pra min, porfavor: yasmin_sancorpore@hotmail.com

    ResponderExcluir